O Banco Central da Irlanda (CBI) decidiu alargar os requisitos de comunicação Solvência II da EIOPA, com a adição de Modelos Nacionais Específicos (NST). Este reporte adicional é composto por 13 novos modelos – Quarterly Aggregate Balance Sheet Statement (NST 12) e Quarterly Aggregate Reporting of Security Holdings (NST 13) são obrigatórios para todas as empresas de seguros regulamentadas na Irlanda.
O Data Point Model NST (DPM) e a taxonomia XBRL foram publicados pela CBI em meados de Dezembro de 2015 e desde essa altura que as empresas de seguros na Irlanda têm vindo a prepara-se para este reporte adicional em XBRL. As várias empresas de software XBRL também têm vindo a prepara-se de forma a poder ajudar os seus clientes com este novo requisito de reporte já a partir de Maio de 2016.
Em Portugal talvez se poderá esperar o mesmo alargamento de requisitos por parte da Autoridade de Supervisão de Seguros – ASF pois os requisitos de comunicação SII da EIOPA podem não cobrir toda a informação que a ASF necessita.